Pular para o conteúdo principal

Reforma trabalhista é a revogação da Lei Áurea

Depois de uma manobra digna de Eduardo Cunha (PMDB-RJ) – a urgência da votação da matéria foi rejeitada num dia e, no outro, reapresentada e aprovada – a draconiana reforma trabalhista está quase pronta para ser votada na Câmara dos Deputados. São mais de cem mudanças que, na prática, revogam a antiga Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). O conteúdo das mudanças é tão assustador que, para o brasileiro que precisa vender sua força de trabalho, talvez fosse mais negócio a revogação da Lei Áurea e o retorno à escravidão.
Boa parte dos direitos que foram sendo assegurados ao longo de décadas de luta estão sendo revogados. Um deles é a redução do salário: a partir de agora, vai bastar diminuir e contratar de novo via terceirização ou contrato individual, para pagar menos do que se pagava antes pelas mesmas atividades. Atravessaremos uma era de intensa compressão salarial.
A contratação temporária permitirá abandonar o despropósito de se recolher FGTS e Previdência. Quem assinar um desses contratos sequer vai poder reclamar na Justiça do Trabalho: a nova legislação não permite interferências sobre acordos individuais selados entre as duas partes, mesmo que sejam impostas regras draconianas. Na prática, a Justiça do Trabalho vai deixar de fazer sentido. E direito de trabalhador, obviamente, também.
Outra novidade importada da Idade Média é a remuneração do teletrabalho por tarefa e não por jornada. Especialistas enxergam na manobra mais um mecanismo para comprimir a remuneração do trabalho, inclusive normalizando a remuneração abaixo do salário-mínimo. Ao que tudo indica, a propósito, salário-mínimo vai se tornar luxo no vindouro futuro temerário.

Barbárie

Os congressistas, enlameados nesses sucessivos escândalos de corrupção que estão vindo à tona, já sinalizaram, diversas vezes, disposição de cruzar a linha entre a civilização e a barbárie. Foi assim com o exultado Teto de Gastos, com a medieval terceirização e, lá adiante, com a reforma da Previdência, que deve ser votada em maio. O salto definitivo em direção à barbárie, porém, parece que vai ser dado com a pretensa reforma trabalhista.
Alavancada por empresários imbecis e políticos microcéfalos, a reforma vai arrochar furiosamente os rendimentos dos trabalhadores; com menos renda, há menos consumo; com menos consumo, menos lucro, menos imposto, menos investimento, menos desenvolvimento. A mais, só a barbárie, as tensões sociais e as potenciais convulsões.
O assalto aos direitos trabalhistas vem – sem nenhum acaso – num momento de profundo desarranjo das organizações dos trabalhadores e de intensa desmobilização de classe. Isso combinado a um Congresso composto por uma ampla maioria conservadora, que não deve enfrentar grandes dificuldades para impor esses imensos retrocessos aos brasileiros. Explosiva, a receita deve resultar em consideráveis prejuízos no curto prazo.
Dizem que a votação vai acontecer já amanhã. É necessária pressa, porque para a sexta-feira está programada uma Greve Geral. Com ela, muitos podem despertar para os atentados a seus direitos, alimentar o embrião da resistência. Antecipando o golpe rasteiro, os deputados argumentarão que já foi votado, que não há mais o que fazer. Mais do que revogar a CLT, parece que estão revogando é a Lei Áurea.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Parlamento não digere a democracia virtual

A tentativa do Congresso Nacional de cercear a liberdade de opinião através da Internet é ao mesmo tempo preocupante e alvissareira. Preocupante por motivos óbvios: trata-se de mais uma ingerência – ou tentativa – da classe política de cercear a liberdade de opinião que a Constituição de 1988 prevê e que, até recentemente, era exercida apenas pelos poucos “privilegiados” que tinham acesso aos meios de comunicação convencionais, como jornais impressos, emissoras de rádio e televisão. Por outro lado, é alvissareira por dois motivos: primeiro porque o acesso e o uso da Internet como meio de comunicação no Brasil vem se difundindo, alcançando dezenas de milhões de brasileiros que integram o universo de “incluídos digitais”. Segundo, porque a expansão já causa imensa preocupação na Câmara e no Senado, onde se tenta forjar amarras inúteis no longo prazo. Semana passada a ingerência e a incompreensão do que representa o fenômeno da Internet eram visíveis através das imagens da TV Senado:

Cultura e História no Mercado de Arte Popular

                                Um dos espaços mais relevantes da história da Feira de Santana é o chamado Mercado de Arte Popular , o MAP. Às vésperas de completar 100 anos – foi inaugurado formalmente em 27 de março de 1915 – o entreposto foi se tornando uma necessidade ainda no século XIX, mas só começou a sair do papel de fato em 1906, quando a Câmara Municipal aprovou o empréstimo de 100 contos de réis que deveria custear sua construção.   Atualmente, o MAP passa por mais uma reforma que, conforme previsão da prefeitura, deverá ser concluída nos próximos meses.                 Antes mesmo da proclamação da República, em 1889, já se discutia na Feira de Santana a necessidade de construção de um entreposto comercial que pudesse abrigar a afamada feira-livre que mobilizava comerciantes e consumidores da região. Isso na época em que não existia a figura do chefe do Executivo, quando as questões administrativas eram resolvidas e encaminhadas pela Câmara Municipal.           

“Um dia de domingo” na tarde de sábado

  Foi num final de tarde de sábado. Aquela escuridão azulada, típica do entardecer, já se irradiava pelo céu de nuvens acinzentadas. No Cruzeiro, as primeiras sombras envolviam as árvores esguias, o casario acanhado, os pedestres vivazes, os automóveis que avançavam pelas cercanias. No bar antigo – era escuro, piso áspero, paredes descoradas, mesas e cadeiras plásticas – a clientela espalhava-se pelas mesas, litrinhos e litrões esvaziando-se com regularidade. Foi quando o aparelho de som lançou a canção inesperada: “ ... Eu preciso te falar, Te encontrar de qualquer jeito Pra sentar e conversar, Depois andar de encontro ao vento”. Na mesa da calçada, um sujeito de camiseta regata e bermuda de surfista suspendeu a ruidosa conversa, esticou as pernas, sacudiu os pés enfiados numa sandália de dedo. Os olhos percorriam as árvores, a torre da igreja do outro lado da praça, os táxis estacionados. No que pensava? Difícil descobrir. Mas contraiu o rosto numa careta breve, uma express