Pular para o conteúdo principal

Pânico em shopping de Niterói: lições da guerra urbana no Rio de Janeiro

A praça de alimentação do shopping estava cheia no meio da tarde de uma terça-feira ensolarada. Era janeiro – e verão – em Niterói. Uns bebericavam café ou água, outros devoravam enormes sanduíches, havia quem manejasse talheres no almoço tardio e as tradicionais batatas fritas e pipocas faziam o sucesso habitual nesse ambiente. O entra e sai nas lojas era constante, muitos circulavam exibindo sacolas e embrulhos, o êxtase do consumo contagiava adultos e crianças.
Subitamente, os olhares foram se voltando para o centro da praça de alimentação. E, do nada, muita gente começou a correr: a correria desses poucos, em instantes, se transformou na debandada de uma multidão que buscava as escadas rolantes, a aparente segurança das lojas de fachadas envidraçadas, os corredores distantes do epicentro da confusão.
Mulheres aflitas com crianças, adolescentes em pânico, marmanjos amedrontados, todos se afastaram em poucos segundos. Gente tropeçou em mesas e cadeiras, houve quem se refugiasse sob os balcões ou mesas. Não era briga, porque não havia pugilistas em cena. “É assalto, tem um homem armado”, gritou uma moça, assustada.
O som dos tiros, porém, não veio, o que reduziu aquele pânico contido, calculado, rotineiro, de quem está acostumado a essas cenas de filme de terror. É o triste caso da população do Rio de Janeiro. Não demorou muito e dois policiais militares surgiram na cena: portavam fuzis e avançavam com calma, ambientados à rotina de guerra no estado de paisagens paradisíacas.

Tensão baixou

Lentamente a tensão baixou: policiais e seguranças conversavam, os funcionários do shopping se aproximaram com nervosa cautela. A debandada foi grande: assustados, amedrontados, os frequentadores ganharam as ruas próximas, foram resgatar seus automóveis no estacionamento, sair o mais depressa possível. Os seguranças desconversavam quando alguém buscava informação sobre o que aconteceu: “Foi um mal-entendido” ou “Não estou sabendo de nada, não”.
Horas depois, através da imprensa, surgiram explicações para a tarde de pânico: um traficante de São Gonçalo – município vizinho a Niteroi – resolveu passear no shopping com a namorada. Alguém viu e o denunciou às polícias Civil e Militar: durante a campana – em plena praça de alimentação onde se aglomeravam centenas de pessoas – um frequentador qualquer viu alguém armado, interpretou que haveria um assalto e resolveu correr, deflagrando a confusão.
Durante o escarcéu quem demonstrou sangue frio foi o traficante: escafedeu-se por uma das saídas, aproveitando o pânico da multidão. Na batalha de versões, travada através de notas, as polícias Civil e Militar não como conseguiram explicar, satisfatoriamente, a prisão frustrada do criminoso, considerado de alta periculosidade.

Crime organizado

Estava no shopping no momento da confusão e testemunhei, espantado, o pânico controlado de quem está acostumado às cenas de guerra e, também, à necessidade de fugir dos ambientes conflagrados. As pessoas afastavam-se apressadamente, mas cautelosas, para não tropeçar e não se deixar paralisar pelo medo. Típico de quem, tragicamente, vai acumulando experiência com essas situações.
Naquelas cercanias – o shopping fica no centro de Niterói – os confrontos são constantes, dizem os moradores da cidade. No morro do Estado, ali próximo, tiros de fuzil são comuns nas refregas entre policiais e traficantes. Mesmo a dezenas de metros – às vezes centenas – é necessário precaver-se, correr para buscar abrigo. Daí a perícia da população fluminense nessas situações.
O ambiente de guerra que caracteriza o Rio de Janeiro há décadas tem, evidentemente, múltiplas causas. Uma delas, porém, parece consensual: a estruturação do crime organizado no estado. Esse mesmo crime que, Brasil afora, se organiza e que vai impondo sua agenda de terror aos brasileiros.
Tomara que o temor seja infundado. Mas, às vezes, o Rio de Janeiro de hoje dá a sensação de que é o Brasil de amanhã...

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Parlamento não digere a democracia virtual

A tentativa do Congresso Nacional de cercear a liberdade de opinião através da Internet é ao mesmo tempo preocupante e alvissareira. Preocupante por motivos óbvios: trata-se de mais uma ingerência – ou tentativa – da classe política de cercear a liberdade de opinião que a Constituição de 1988 prevê e que, até recentemente, era exercida apenas pelos poucos “privilegiados” que tinham acesso aos meios de comunicação convencionais, como jornais impressos, emissoras de rádio e televisão. Por outro lado, é alvissareira por dois motivos: primeiro porque o acesso e o uso da Internet como meio de comunicação no Brasil vem se difundindo, alcançando dezenas de milhões de brasileiros que integram o universo de “incluídos digitais”. Segundo, porque a expansão já causa imensa preocupação na Câmara e no Senado, onde se tenta forjar amarras inúteis no longo prazo. Semana passada a ingerência e a incompreensão do que representa o fenômeno da Internet eram visíveis através das imagens da TV Senado:

Cultura e História no Mercado de Arte Popular

                                Um dos espaços mais relevantes da história da Feira de Santana é o chamado Mercado de Arte Popular , o MAP. Às vésperas de completar 100 anos – foi inaugurado formalmente em 27 de março de 1915 – o entreposto foi se tornando uma necessidade ainda no século XIX, mas só começou a sair do papel de fato em 1906, quando a Câmara Municipal aprovou o empréstimo de 100 contos de réis que deveria custear sua construção.   Atualmente, o MAP passa por mais uma reforma que, conforme previsão da prefeitura, deverá ser concluída nos próximos meses.                 Antes mesmo da proclamação da República, em 1889, já se discutia na Feira de Santana a necessidade de construção de um entreposto comercial que pudesse abrigar a afamada feira-livre que mobilizava comerciantes e consumidores da região. Isso na época em que não existia a figura do chefe do Executivo, quando as questões administrativas eram resolvidas e encaminhadas pela Câmara Municipal.           

“Um dia de domingo” na tarde de sábado

  Foi num final de tarde de sábado. Aquela escuridão azulada, típica do entardecer, já se irradiava pelo céu de nuvens acinzentadas. No Cruzeiro, as primeiras sombras envolviam as árvores esguias, o casario acanhado, os pedestres vivazes, os automóveis que avançavam pelas cercanias. No bar antigo – era escuro, piso áspero, paredes descoradas, mesas e cadeiras plásticas – a clientela espalhava-se pelas mesas, litrinhos e litrões esvaziando-se com regularidade. Foi quando o aparelho de som lançou a canção inesperada: “ ... Eu preciso te falar, Te encontrar de qualquer jeito Pra sentar e conversar, Depois andar de encontro ao vento”. Na mesa da calçada, um sujeito de camiseta regata e bermuda de surfista suspendeu a ruidosa conversa, esticou as pernas, sacudiu os pés enfiados numa sandália de dedo. Os olhos percorriam as árvores, a torre da igreja do outro lado da praça, os táxis estacionados. No que pensava? Difícil descobrir. Mas contraiu o rosto numa careta breve, uma express